A Importância da Alimentação Saudável

Uma alimentação saudável é o principal responsável pelo bom funcionamento do organismo. Um cardápio equilibrado traz diversos benefícios, tanto para o aspecto físico, quanto para o mental e repõe as doses de vitamina e minerais que o corpo necessita.

Confira abaixo algumas vantagens em ter uma alimentação saudável:

  • Diminui o risco de doenças como obesidade, câncer, artrite, anemia, diabetes e hipertensão;
  • Atua no controle do peso;
  • Melhora a disposição e energia;
  • Previne o envelhecimento precoce;
  • Melhora o humor e a qualidade do sono.

 

Dicas de Alimentação 

Você já deve ter ouvido falar de um profissional de nutrição que “o prato deve ser colorido”, composto de verduras e legumes. As cores dos alimentos servem de referência para a montagem de cardápios balanceados. Além das cores dos alimentos, outras ações são importantes para uma alimentação saudável. Confira abaixo:

  • Faça as refeições com calma;
  • Mastigue bem os alimentos;
  • Procure não consumir líquidos durante as refeições;
  • Ao longo do dia, ingira bastante líquidos (água, sucos, chimarrão);
  • Procure alimentar-se sempre nos mesmos horários;
  • Alimente-se a cada 3 horas;
  • Consuma frutas, verduras e alimentos integrais;
  • Evite alimentos refinados como pão branco, açúcar, trigo, arroz;
  • Evite alimentos industrializados.

 

Benefícios da atividade física

A prática de atividades física traz benefícios para a saúde, ajuda no emagrecimento e diminui o risco de doenças cardíacas, diabetes e pressão alta. Praticar 30 minutos de exercícios diários, cinco dias da semana, é o tempo iniciar para começar a exercita-se. Uma caminhada pela vizinhança já é um bom começo.

Confirma os principais benefícios da prática regular de exercícios e motive-se para iniciar uma atividade. Mexa-se!

  • Ajuda a diminuir e controlar o peso;
  • Melhora os níveis de colesterol sanguíneo;
  • Aumenta as taxas do bom colesterol;
  • Aumenta a resistência muscular;
  • Proporciona bem-estar mental e ajuda a tratar a depressão;
  • Alivia o estresse e a ansiedade;
  • Combate a insônia;
  • Atividades físicas ajudam a produzir serotonina – o hormônio do bem-estar e da felicidade.